Despesas da casa: como cuidar para poder investir.
Muita gente concorda que as despesas da casa são o grande “sumidouro” de dinheiro da família. E isto é fácil de entender. Contas de água, luz, condomínio e aluguel vem sempre na forma de boletos – ou o débito em conta – que são fáceis de ver. Mas e as outras despesas?
Por exemplo: compras no supermercado. Quantas vezes nós vamos lá comprar o que precisa para o dia-a-dia? E quanto de dinheiro essas várias vezes representam no final do mês?
E isto é apenas uma das diversas tarefas diárias que, aos poucos, vão consumindo o dinheiro da casa. Lanches da escola, passagens de ônibus, compras ocasionais, tudo isto vai saindo da carteira e muitas vezes, nem notamos!
Então quando temos que fazer algum investimento maior na casa ou outro projeto – como uma viagem – nos deparamos com a dúvida: vai ter dinheiro? Como vou saber se estou gastando mais com mercado neste mês do que no mês passado?
Muitas pessoas, como não conseguem prever ou controlar esses gastos, acabam fazendo seus investimentos na forma de novas dívidas. Ou seja, compra no prazo, em várias parcelas, para ter essa despesa “registrada e contada”. Muitos economistas se dividem sobre se vale mais a pena economizar e pagar a vista ou parcelar, então cada caso deve ser analisado!
Controlando as despesas
Portanto controlar as despesas da casa que não aparecem de forma fixa é essencial. Para conseguir acompanhar o quanto cada coisa gasta e ver tendências, um organizador de finanças pessoais é a forma mais fácil. O Paguei é uma das alternativas para ajudar nas despesas da casa.
Com a sua parte de lançamentos, você poderá colocar cada gasto que teve, não apenas os recorrentes que vem todo mês. Uma vez que tudo foi lançado, você terá a possibilidade de ver gráficos com o quanto consumiu nos meses anteriores e ver o que está programado para o tempo que virá.
Desta forma, você poderá prever investimentos, se o saldo no final do mês vai cobrir ou se tem algo que está consumindo mais dinheiro do que devia. Neste caso, reveja seus critérios de compras ou os hábitos da sua casa e assim, tome decisões mais acertadas sobre como gastar fora das contas fixas de todo mês!