Gerencie suas contas a pagar e receber

Como organizar as contas de final e início de ano?

26 de novembro de 2021 por Redação

Dicas financeiras

Todo mundo sabe que quando chega dezembro, as contas de final e início de ano são dores de cabeça na certa. Junto com o 13º salário que nos dá um certo alívio para as compras de Natal, somos inundados com contas.

IPVA, rematrículas, IPTU. São diversos compromissos a mais que se acumulam e que, se não forem organizados, irão atrapalhar todo o fluxo de caixa do ano seguinte.

Então é muito importante que você tenha em mente as datas e valores do que deve ser pago. Aliás, certas despesas já podem ser previstas e programadas muito antes do final do ano. Por exemplo, já sabemos em fevereiro que o IPVA (dependendo do estado brasileiro) se for pago em dezembro tem desconto.

No caso dos valores, por mais que hajam variações, você pode tomar como média o que foi pago no ano anterior para já reservar para o seguinte. As mensalidades escolares por exemplo sofrem reajuste normalmente com base na inflação e isto é comunicado 45 dias antes do prazo final de matrícula.

Como planejar as contas de final e início de ano?

Para você conseguir organizar um calendário de pagamentos e ter uma visão do quanto vai gastar, adotar um aplicativo como o Paguei é uma boa pedida.

Você deverá primeiramente, fazer um levantamento das contas que já recebeu ou viu nas mídias. Como vimos antes, as escolas normalmente comunicam os reajustes com um prazo anterior. No caso do IPVA, você pode consultar o percentual praticado no seu estado e ver a tabela FIPE para ter um valor aproximado do tributo. Material escolar, que pesa muito também neste período, você pode ver o que foi gasto no ano anterior para ter uma base de valores e aplicar, no mínimo, a inflação.

Uma vez feita a lista, crie AGENDAMENTOS anuais de cada despesa que se repete todo ano com os valores estimados e os prazos. Não esqueça que se pretende pagar com cartão de crédito, ao criar o lançamento veja as datas que caem na fatura e procure parcelar somente se não tiver juros! Cartão de crédito é ótimo para jogar mais para frente o pagamento, mas é o maior motivo de endividamento se não for paga a fatura do mês por completo!

No Paguei os agendamentos servem para justamente você programar as entradas ou saídas de dinheiro por mais tempo. Com estes valores já cadastrados no sistema, você poderá fazer gráficos prevendo os totais dos meses futuros e saber se terá dinheiro suficiente para cobrir tudo!

Concluindo: não deixe para organizar as contas quando elas já estiverem na sua porta. Como elas acontecem todo ano na mesma época, utilize um sistema de finanças para deixar cadastrado os valores e datas ao longo do ano. Com isto, poderá prever os totais e saber o quanto precisa para deixar tudo em ordem e aproveitar as festas!


Crie sua conta no Paguei e cuide do seu dinheiro. É grátis